TRANSBORDA - Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada
A TRANSBORDA traz para Almada um contexto internacional dedicado à criação contemporânea de ponta em dança, à partilha artística e à difusão de obras performativas movidas pelo desejo de experimentação e de exceder fronteiras.
A mostra reúne anualmente artistas e curadores que desenvolvem trabalhos com foco na diversidade dos corpos, na potência dos afetos e na reinvenção percetiva e participativa dos espaços comuns através da arte.
A TRANSBORDA compõe o eixo internacional de programação da Casa da Dança e conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada.
A mostra resulta da experiência profissional de Adriana Grechi e Amaury Cacciacarro, que realizaram 13 edições do Festival Contemporâneo de São Paulo. Ao ocupar teatros e espaços públicos com encontros voltados para a democratização das artes performativas contemporâneas, o FCD aproximou públicos diversos à nova produção internacional. A residir em Almada desde 2018, fundam a Núcleo - associação cultural e idealizam a TRANSBORDA.
Uma mostra para transbordar fronteiras e acionar dimensões afetivas entre artistas
e públicos, ativando espaços culturais e teatros da cidade como campos relacionais voltados para o convívio, a fricção e a partilha entre pessoas de diferentes contextos culturais e sociais.
Com um formato centrado na investigação e na qualificação artística, a mostra procura ampliar o acesso às artes no município, fomentando e interligando obras conectadas com o presente, e que refletem sobre o futuro da dança e das artes performativas contemporâneas.
Adriana Grechi e Amaury Cacciacarro
Direção Artística